Pesquisa personalizada
Blog do Cavuto: Problemas entre áreas geram pré-julgamentos entre profissionais.

domingo, 18 de outubro de 2009

Problemas entre áreas geram pré-julgamentos entre profissionais.


Acompanhando o mercado vejo cada dia mais profissionais confundindo seus parceiros de trabalho de outros departamentos com os estereótipos da área com a qual eles trabalham, ou ainda mais, rixas internas ou problemas de performance ocorridos em algum momento recente da história da empresa geram grandes problemas de relacionamento e aumento das exigências para com o novo colega.
Lidar com isto não é nada fácil, se você é um destes “entrantes”, então pode ir começando a se preparar para encarar talvez um dos maiores desafios profissionais de sua carreira, não que seja difícil, mas entrar em um time que está ganhando, que tem um grande técnico, e tem o apoio da torcida é bem mais fácil do que entrar em outro que está para ser rebaixado, o técnico está desacreditado e toda a torcida quer dar opinião de como e de o quê fazer para as coisas melhorarem.
Mas não se preocupe, com perseverança e empenho tudo é possível.
Caso perceba que o ambiente de trabalho que você está entrando está hostil, então é melhor que você siga algumas dicas: Primeiro, escute muito, fique atento, descubra as principais queixas e comentários que as outras áreas fazem de seu antigo setor; Segundo, anote tudo, não queremos que você esqueça daquilo que certamente serão suas prioridades para reverter; Terceiro, não opine sobre nada e não defenda ninguém até ter tudo sob controle e Quarto, relacione-se bem com todos, esta é a hora de se aproximar das pessoas muito mais do que querer mostrar trabalho, tudo tem seu tempo, sem as pessoas ao seu lado, tudo o que você quiser implementar será mais trabalhoso.
Portanto vá em frente, mostre seu trabalho, crie, desenvolva, e o mais importante: compartilhe! Esse é o momento de unir pessoas em torno do objetivo comum ao seu negócio específico e ao desenvolvimento da empresa onde trabalha. Neste momento pequenos tropeços devem ser encarados com naturalidade afinal nem tudo se muda do dia para noite, insista, persista e nunca desista, e certamente passará por este desafio podendo depois contar boas histórias sobre ele.

Nenhum comentário: