Pesquisa personalizada
Blog do Cavuto: Porque meu trabalho não é reconhecido?

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Porque meu trabalho não é reconhecido?

Uma pergunta muito comum no meio empresarial é: Porque meu trabalho não é reconhecido? Aí está o grande segredo dos bons profissionais. Na verdade ser reconhecido varia muito de profissional para profissional. Muitos se contentam com “parabéns”, “muito bem, continue assim” e outras frases de reconhecimento momentâneo sem maiores conseqüências a curto e médio prazo. Mas o problema é sempre que vejo um profissional fazendo este questionamento para alguém, geralmente este diz respeito à remuneração e ou promoção.
Mas o que faz um profissional ter um aumento salarial ou ser promovido? Como conquistar o tão sonhado “reconhecimento” por parte do líder ou por parte da empresa? Será que seu líder é um insensível que não nota seu trabalho e quanto você é trabalhador e dedicado? Será que aquele bajulador será promovido em seu lugar? Será que o relacionamento com meu líder será o ponto chave para a concretização do “reconhecimento”?
Pois é, no meio empresarial, muitos jovens e velhos executivos se perguntam todos os dias a mesma coisa. Vendo seus colegas de trabalho se desenvolvendo, crescendo e o pior, é que às vezes os colegas promovidos trabalharam menos que você, e é aí que o famoso senso de injustiça aparece e faz com que o profissional pare de buscar o real motivo de seu não reconhecimento e passe a culpar os outros pelo seu insucesso.
A grande questão é, porque pessoas são promovidas e outras não? Porque pessoas conquistam aumentos salariais e outras não? Bem, para mim é simples, três palavras que fecham bem o conceito: FOCO NO RESULTADO.
Todos os dias vejo profissionais trabalhando muito, mas muito mesmo, às vezes pessoas boas, simpáticas, dedicadas e interessadas ficam até altas horas no escritório trabalhando, levam trabalho para casa, se desgastam, não dormem a noite pensando na empresa, chegam estressadas ao trabalho de tanta dedicação, mas nunca são “reconhecidas” por isso. E sabe o porque? É que eles não sabem o que significa ter foco no resultado, é o que chamo de “ENTREGAR” resultados, algo palpável, algo que pode ser mensurado e avaliado.
Em nosso dia-a-dia, sempre estamos realizando diversas tarefas, e nunca tão incomum, realizamos mais tarefas do que humanamente seríamos capazes de realizar é verdade. Só que este tipo de situação gera para alguns, grande frutos e para outros grandes transtornos e porque? ORGANIZAÇÃO.
Quando um profissional tem foco em entregar resultados ele se organiza de modo a iniciar e finalizar uma atividade, ao contrário de muitos que iniciam várias e nunca as terminam. Este segundo profissional trabalha muito mais que o outro, mas não consegue entregar os resultados de suas atividades e conseqüentemente será visto por seu líder como estando um passo atrás de seu colega que com as mesmas tarefas consegue de modo organizado e dinâmico ir fechando os ciclos e demonstrando seus resultados.
Portanto, sempre que estiver trabalhando muito e não for reconhecido, tente perceber quantas atividades você vem desenvolvendo ao longo de seu dia, e quantas delas você concluí ao final dele. A geração de resultados é determinada pelo saldo positivo da relação da quantidade de atividades iniciadas e da quantidade de atividades finalizadas. Inicie esta atividade simples a partir de amanhã, e você verá que seus resultados começaram a aparecer e seu reconhecimento também.

Nenhum comentário: