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Blog do Cavuto: Insistir, persistir e nunca, nunca desistir.

sábado, 11 de setembro de 2010

Insistir, persistir e nunca, nunca desistir.

Palavras simples, mas que vejo pouco no mercado profissional, e quando as vejo algumas vezes, nem sempre são colocadas na cadência adequada.
Nosso mundo é feito de idéias, conceitos, atividades, credibilidade dentro outros aspectos, e nem sempre estar em um mundo multicultural facilita a implementação de idéias mais arrojadas. As empresas assim como os mercados são compostas de pessoas chamadas Inovadores e ou Influenciadores, representam cerca de 5% do público de determinado produto ou serviço ou de seus colegas de trabalho. São os primeiros a “comprar” sua idéia, acreditam e querem fazer o negócio acontecer, adotam porque querem fazer coisas novas diferentes. Depois temos os Adotantes Iniciais, estes seguem os influenciadores, por isso, demoram um pouco mais e sempre adotam o novo quando descobrem que ele os trará coisas que o antigo não proporcionava e representam cerca de 35% das pessoas. Por último temos como sendo cerca de 60% das pessoas, os Retardatários, que só compram sua idéia ou produto, quando realmente não puderem mais utilizar a antiga ou o antigo.

Por isso, todo o processo de mudança, toda a idéia ou estratégia arrojada demais irá percorrer um caminho longo antes de ser implementada, e por isso, o primeiro passo é COMENTAR sua idéia ou plano de forma informal, você vai perceber claramente quem são cada um dos perfis profissionais que você tem ao seu redor, e com isso, sofrerá as primeiras críticas sobre sua idéia.

Depois desta fase, inicia-se o processo de construção do título do artigo e o primeiro passo: INSISTIR. Agora, cuidado, insistir não é simplesmente querer impor sua opinião, é embasar cientificamente suas idéias ou suas projeções, o que as tornarão mais factíveis de serem aceitas. E aqui, é onde você terá já dados suficientes para demonstrar sua idéia.
Geralmente neste primeiro passo, que na realidade é o segundo pois você já Comentou e depois Insistiu, você ainda não estará com todas as informações necessárias, pois da diversidade surge a complementabilidade, e com ela a constatação de que talvez ou os dados recolhidos não fossem tão precisos ou a postura profissional ou segurança não foram das melhores. E aí vem o próximo passo, PERSISTIR.

Nesta etapa você já saberá quais são os itens de seu embasamento cientifico que não foram bem aceitos ou compreendidos por seus colegas, e isto posso dizer de com tranqüilidade, nem sempre sabemos expressar nossas opiniões para os outros, e nem sempre nos postamos da forma mais adequada para o convencimento de nossos pares, portanto, sempre persista, pois nesta fase, seus pares também já tiveram tempo para compreender que mesmo que sua postura não tenha sido a mais adequada, ou seus números não estivessem tão precisos, que sua idéia realmente pode ser boa e que realmente pode ser lapidada e utilizada. Você pode outro lado também já deverá ter feito seu dever de casa, alterando dados e itens que você percebeu que geraram polêmica e não contribuíam diretamente para a consolidação de sua idéia, aceite também as contribuições dos pares e siga com uma proposta hibrida que conserve o propósito inicial.

Após estas etapas, sua idéia ainda não emplacou? Mas você tem certeza que ela é importante para sua organização e que na última “discussão” ela já foi muito mais bem aceita por seus pares? Então, é hora de continuar, NÃO DESISTIR e não se deixar abater. Sempre que tiver uma oportunidade, voluntária ou construída por você, volte no assunto, e volte e volte até que você se convença que realmente sua idéia não era das melhores, ou que seus pares realmente entendam que, utilizando seu caminho, as coisas podem melhorar muito mais.

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