Esta é uma pergunta sempre muito poderosa, e na maioria das vezes as respostas são sempre cheias de emoção ligadas muito mais ao que acreditamos que fazemos do que das atividades que realmente executamos.
Sempre acompanho pessoas que vivem repletas de trabalho, sempre muito ocupadas, e para elas, tudo gira em torno delas, e como elas são os “mártires” da organização uma vez que se dedicam tanto que não são capazes de estudar, namorar, ver suas famílias ou às vezes em alguns casos, até voltar para casa no mesmo dia que saíram.
E ainda para aumentar o drama digno de grandes telenovelas mexicanas, elas têm de mostrar a todos como se dedicam como são trabalhadoras e como são produtivas por conservarem este tipo de postura.
Mas o que é realmente ser produtivo? Mas antes de responder esta pergunta, gostaria de fazer outra. Quantas atividades paralelas você iniciou ontem? Ou para facilitar a lembrança, quantas atividades você tinha pela manhã, e quantas você ainda tinha ao final do dia?
Agora que você pensou um pouco, respondo a primeira pergunta, o que é ser produtivo?
Produtividade para mim é algo bem simples e de fácil acompanhamento e verificação. Produtividade é a quantidade de atividades ou demandas que você consegue iniciar e finalizar, ou dentro do mesmo dia, ou dentro ou ainda antes do prazo.
Pessoas produtivas e reconhecidamente promovidas dentro das organizações, não são aquelas geniais que vivem tentando “reinventar a roda”, como muito dito em nosso meio empresarial, mas sim aquelas que têm a disciplina de cumprir prazos e mesmo iniciando várias atividades, são capazes de estabelecer prioridades e ir concluindo suas tarefas ao invés de apenas inicia-las.
E agora faço outra pergunta, quantas atividades você vem realizando diariamente e quantas você conclui ao longo do dia? Sei que para esta pergunta temos aquela velha resposta, “é, mas sempre que inicio uma atividade vem algo mais urgente e tenho de abandonar o que estou fazendo. Você diz isso, mas duvido que não sofra isso em sua empresa”.
Bem, todos nós sofremos este tipo de situação, mas o que diferencia os profissionais produtivos dos apenas “trabalhadores” é que os produtivos conseguem se organizar de forma escrita ou mental a tal ponto de sempre após terminar a urgência, retornar à primeira atividade deixada de lado, e antes de iniciar qualquer outra, finalizá-la.
Ser produtivo é bem mais simples do que ser “trabalhador”, pense no que você quer ser, e veja como anda se organizando para deixar seu trabalho mais produtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário