Pesquisa personalizada
Blog do Cavuto: O que vai acontecer com a Geração Y?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O que vai acontecer com a Geração Y?

Parece meio clichê, mas é engraçado como sendo o mundo uma esfera, como temos dentro dela também ciclos e mais ciclos que se alternam a cada passar de anos. A tão falada globalização sempre existiu na forma das conquistas dos grandes impérios como Roma, França, Alemanha, China dentre outros, e lembrando que nestas épocas o chamado globo, ou mundo, era muito menor que o nosso atual, mas era o todo do mundo naqueles momentos e por isso não tenho receio em considerar como globalização estas conquistas de territórios. E com a “globalização”, o surgimento de novas tecnologias, através da assimilação do conhecimento da terra conquistada e do conhecimento do conquistar para o conquistado. Com a “globalização” também surgiram novos idiomas, novas culturas, novas formas de enxergar o mundo que nos rodeia e novos tipos de profissões e profissionais.

Com ela, também surgiram os protecionismos mercantis, as estratégias comerciais e os grandes gênios que se tornavam “Bilionários” do dia para a noite.

E isso tudo se repete, período após período, países se tornam potencias e depois caem, a globalização avança e depois regride na forma do protecionismo de mercado, os profissionais que eram os melhores da época são substituídos por novos profissionais mais ousados, mais preparados e assim será até o fim dos dias.

Hoje temos profissionais chamados de Geração Y, que são aqueles, que segundo a sociologia, são nascidos após a década de 80. Estes profissionais que hoje tem cerca de 30 anos é tipicamente alegre, e mesmo sobre alta pressão ainda consegue se comportar e gerar um ambiente leve, que não se preocupa com o salário, mas sim com seus bônus e como fazer para conquistá-los, não tem muita paciência para tarefas muito longas ou repetitivas, por isso, para este tipo de profissional, o importante é conseguir visualizar o ciclo completa do projeto, com início, meio e fim. Este profissional também não segue muito bem normas e procedimentos e ou a formalidades, não deixando de respeitar seus colegas ou sua empresa, mas fica subordinado a vínculos como caráter e transparência muito mais do que apenas a cargos, o que para ele significa apenas uma nova função, que não desiguala pessoas e sim pode gerar trocas de experiências, além de ser muito carente, pois é movido a elogios.

Este profissional que estará no comando das principais empresas na próxima década já está entrando em mais um novo ciclo, mais uma “substituição”, onde os chamados Geração Z, estarão se preparando para assumir sua posição dentro em breve.

O profissional da Geração Z é aquele nascido após a década de 90, com o boom da internet. Este profissional está acostumado a ligar o computador, a televisão, falar ao telefone e teclar em chats tudo isso ao mesmo tempo e ainda ouvindo música em seu tocador de MP4. Ficam menos deslumbrados com a evolução tecnológica que os profissionais da Geração Y pois já nasceram em meio a chipsets e joysticks além de não compreenderem a idéia de barreiras geográficas, nem a de não obterem informações na hora que querem ou necessitam.

Este jovem profissional imerso a inúmeros recursos e informações terá de ser orientado para a busca de verdades, já que em seu meio, muito da informação são os chamados “fake”, ou falsas, apenas criadas para comediar situações ou mesmo para ludibriar os menos atentos.

E estes profissionais comandarão as empresas daqui a duas décadas. E você? Está preparado para esta nova geração?

Nenhum comentário: