Todos nós somos especializados em planejamento. O que diferencia as pessoas é a forma da racionalização da atividade de planejar, onde em muitos casos somos empíricos e em outros mais racionais.
Se conseguirmos transportar estes processos mentais de planejamento das atividades rotineiras para as atividades empresariais, estaríamos dando um salto qualitativo em nossa carreira profissional.
Imaginem a nossa capacidade de planejamento e cumprimento de metas e prazos durante uma simples rotina diária transcrita para o dia-a-dia empresarial. Talvez você se pergunte, “eu não faço planejamento das minhas rotinas diárias” e aí eu pergunto, “será?”.
Então vejamos, quando você programa o despertador para ir trabalhar ou realizar qualquer outra atividade pela manhã, qual é sua meta? Bem, neste caso é chegar no horário em seu compromisso, seja ele trabalho ou qualquer outra atividade. E você sabe que não basta chegar no horário em seu compromisso, também tem de estar apresentável. Então com estas duas primeiras informações, de qual o “prazo de entrega” e como deve “entregar” você inicia todo o processo de planejamento com todas as atividades diretas e indiretas que deverão ser executadas com seus devidos prazos de término para que sua meta de chegar ao compromisso no horário seja cumprida.
O que parece ser um simples ato de ligar o despertador refere-se a todo o planejamento para a “entrega” da atividade. Ao ligá-lo, você está traçando de traz para frente todos as rotinas que deverão ser cumpridas, pois você sabe que deve ter o tempo de “soneca”, depois o tempo do banho, o tempo de escovar os dentes, pentear os cabelos, colocar a roupa e, além de planejar os tempos de duração de cada atividade, ainda você planeja a sequência de forma ordenada da execução de cada atividade, já que, você não pode primeiro colocar a roupa de trabalho para depois tomar banho. Você sabe que primeiro tem de executar a tarefa banho, para depois ir para tarefa colocar roupa íntima e assim sucessivamente.
Alguns super heróis mais distraídos e pouco preocupados com planejamento já falharam com o estabelecimento das concentrações de prioridade e com isso saíram por aí com a cueca por cima das calças, como é o caso do Super Homem e do Batman, mas acredito que não será o nosso caso.
As mulheres são eximias em planejamento, uma vez que a montagem da estratégia de ataque para combinar roupas acessórios e maquiagem de forma perfeita é algo extraordinário. Mas mesmo com todo este planejamento, ainda nos equivocamos, tomamos decisões erradas e quando chegamos ao resultado final ou próximo a ele, percebemos que o produto final não está muito bom, e aí o que fazemos? Voltamos o processo para a parte que não ficou boa, refazemos o planejamento de forma mais rápida e corrigimos as falhas e voltamos a vestir novas roupas que ficarão em uma melhor combinação, assim como devemos fazer em nossa vida profissional. Errar um planejamento é normal, mas a velocidade em perceber o erro e em corrigi-lo é que faz toda a diferença para o cumprimento do prazo.
E o que acontece quando perdemos o horário? Aí é que viramos experts em planejamento. Refazemos o planejamento das atividades, otimizamos os tempos de execução, abrimos mão de atividades não prejudiciais à meta que é chegar ao compromisso no horário e apresentável, como por exemplo passar um pouco mais de maquiagem ou pegar aquele relógio na gaveta e saímos de casa voando, não é?
E porque não fazemos isto em nossa vida profissional? Quando perdemos um prazo, ou estamos próximo a perdê-lo, nós aceleramos? Nós otimizamos nosso tempo? Nós abrimos mão de itens menos importantes? Ou será que paramos para ficar reclamando? Algumas pessoas quando se atrasam pela manhã, começam a reclamar de tudo, mas não perdem o ritmo, o que demonstra mais organização ainda, já que são capazes de fazer tudo o que é necessário para saírem no horário e ainda em conjunto reclamar de tudo e todos.
Se em nosso dia-a-dia empresarial, tivermos a capacidade de planejamento de um simples despertar, racionalizando processos, definindo atividades e conhecendo os propósitos do que estamos fazendo, teremos um uma vida profissional muito mais prazerosa, produtiva, duradoura e com muito mais sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário